Nunca havia provado marreco, mas vez em quando vejo uma ou outra receita dessa ave e também de pato, carne que aprecio muito e resolvi experimentar. Misturei detalhes de receitas chinesas e alemãs e deu muito certo. Servi à moda Normanda, com repolho roxo. Um sucesso.
Ingredientes:
1 marreco inteiro e limpo, com aproximadamente 2 kg;
miúdos do marreco para o recheio;
sal;
1 cabeça de alho;
1 laranja;
200 ml de molho shoyu;
100 g de gengibre cortado em fatias finas;
1 salsão (aipo);
1 colher de sopa de açúcar mascavo;
200 ml de água;
2 limões;
1 cebola grande picada;
1 maço de cheiro verde picado;
200 g de farinha de rosca;
2 colheres de sopa de azeite;
pimenta do reino à gosto.
Modo de Preparar
Limpe bem o marreco, esfregando limão em seu interior;
coloque para marinar em alho, água, gengibre fatiado, shoyu, açúcar, aipo e suco de laranja por 12 horas na geladeira;
com a farinha de rosaca, cebola, cheiro verde e miúdos prepare uma deliciosa farofa e recheie o marreco;
coloque o marreco em uma assadeira com todo o líquido da marinada;
tempere de sal e pimenta;
asse em fogo baixo por 3 horas ou até que esteja macio, regando com o líquido da marinada de 15 em 15 minutos;
Sirva com repolho roxo cozido em água, sal e refogado em alho.
Estupendo, se ve realmente sabrosa esta receta. Saludos
ResponderExcluirUia... Que lindo, deve ter ficado muito bom esse marreco, eu amo gengibre, esse recheio deve ser demais da conta, parabéns João! Bjos e um ótimo domingo!
ResponderExcluirJoão, nunca comi pato ou marreco, fico curiosa para experimentar... Super bem preparada, como todas as suas receitas!
ResponderExcluirBjs e um domingo especial p vc!
Eliane
Pato gosto muito, marreco nunca.
ResponderExcluirFicou uma delícia!
Parabéns João.
Minha única experiência com esta carne foi um ravioli de marreco que comi em um wine bar no Rio - no Flamengo, pertinho do hotel Glória, há alguns anos atrás... Excelente! Boas lembranças tenho dessa terra! Tomara que não demore muito pra eu voltar aí! Adorei os ingredientes desta marinada! Já pensei em adaptar para uma versão de cordeiro. Beijos, Ju
ResponderExcluirPS: Tem sorteio lá no blog!!!
Oi João, gostei da visita, fico feliz quando encontro alguém que goste de tucupi, sei que não é fácil se acostumar, mas eu adoro!!, nunca faço com pato, essa foi a 1ªvez, mas já tinha comido, é porque o pato é muito gorduroso, eu faço sempre com frango, ou peixe. Vou dar uma olhada no seu blog e já estou te seguindo, bjs
ResponderExcluirMaura
oi João!
ResponderExcluirque bom receber sua visita! então vem aqui conhecer o teu canto, gostei muito!! o prato com marreco é novidade pois não tive a oportunidade de fazer marreco... mas quem sabe né!! essa seu parece muito apetitoso! a Ju deu a idéia de usar esse tempero todo no cordeiro e eu tô com ela acho que pode ficar muito bom!!
há um super abraço e uma ótima semana!
ResponderExcluirCiao Mario!!!
ResponderExcluirGrazie per questa ricetta molto gustosa...questo volatile aveva molta importanza nell'alimentazione del passato e ora in Italia si vede un ritorno all'allevamento di questi ottimi animali!!!
Da non dimenticare...che salvarono Roma, no????
Complimenti per il tuo blog!!!
Buona settimana!
Bine te-am găsit si mulțumesc de vizita!
ResponderExcluirEu te-am pus in lista mea de bloguri!
Blogul tău si preparatele tale sunt minunate!
Felicitari!
Nunca comi, mas se um dia achar por aqui já sei onde vou buscar a receita!
ResponderExcluirMagnífica!
Bjuss!!!
Que bonito que fica.
ResponderExcluirNunca comi também mas experimentaria com certeza.
Bjs
Mas o "profi" é outra coisa mesmo...rs
ResponderExcluirNao sei se eu daria conta, nao, hein?!
Marreco me faz lembrar dias intensos e decisivos da minha vida: um casamento que quase me matou - se nao acontecesse...rsrs. Ta lindo, apetitoso, e pra Talita é prato com cheiro de conquista.
Beijao,
Olá, João!
ResponderExcluirVisitando seu blog gostei muito do que vi.
Principalmente pelo marreco, que gostei muito de comê-lo, pois ganhei um no começo do ano. Ele já vem recheado, como os alemães lá do sul gostam. E o recheio dele já conhecia, pois é igual ao do perú que fazemos no Natal (tradição da familia!). E repolho roxo acompanhando, huuuummm, tudo de bom!
Saudações!
Oi João Mario,
ResponderExcluirConfesso que não conhecia repolho roxo, mas comi com os olhos, porque o contraste das cores entre o marreco e repolho ficou lndo. Então fico aqui só imaginando o sabor..
Na minha opinião,qualquer coisa que fique no tempero por mais de 5 horas já tem gosto divinal, ficando 12h então... sem comentários.
O Marreco parece delicioso. Comeria sem nenhum problema, pois parece uma delicia, (nunca comi). Esse assadinho que está por cima, me deu água na boca.
Um abraço
da lilla
Parabéns! Muito fofo seu blog!
ResponderExcluirAdorei tudo que vi e li!
Bjs!
PS. Da uma passadinha no meu...
Link: http://receitasdatatialves.blogspot.com/
O Chef especialista em carnes exóticas...mas...seria o marreco exótico? pra mim demais...já comi, mas jamais teria ânimo de preparar...sou mais da boulangerie, voce sabe...mas gostei imensamente do que vi...um marreco marinado à oriental, em cama de repolho roxo chamando uma inspiração alemã...legal, palmas pro Chef que ele merece tres estrelas Michelin!!! Oui, bien sûr!!!!
ResponderExcluirJoao quanta receita como sempre incrivel, todas as carnes, todos os generos. Olha fico boca sempre que venho aqui.
ResponderExcluirSeu creminho de abobora aindavm com bolinho (é quenele) Eita. Isso é blog de gastronomia, o resto como eu é amadorismo...
Beijos, um dia vou pro Rio comer na sua mesa.
Maravilha!