quarta-feira, 3 de março de 2010

Polvo ao Vinagrete e Pesto de Salsinha







Caminhando pela praia, manhã bem cedo, procure um barco atracado onde os pescadores, ao lado, arrastam suas tarrafas. Ofereça ajuda! Talvez leve para casa uma anchova ou um linguado, de graça! Só pelo auxílio prestado...
Em troca compre aquela polvo fresquíssimo ali no canto, meio que esquecido, pague sem discutir, agradeça e prepare-se para um grande dia.


Ingredientes:

Tentáculos de um polvo médio (800g);

1 molho de coentro picado;
1 molho de salsinha picado;
2 pimentões médios
3 tomates maduros, mas nem tanto;
2 cebolas médias;
1 colher de sopa de orégano seco;
1 xícara de chá de vinagre de vinho tinto;
azeite, o quanto baste;
sal à gosto;
pimenta do reino à gosto.


Modo de Preparar:

Em uma panela de pressão, coloque o polvo, cubra de água e adicione 1 molho de coentro e sal à gosto e cozinhe por 30 minutos ou até o polvo estar macio;
Pique as cebolas, os tomates sem sementes, os pimentões e o cheiro verde;
Passe tudo para um recipiente, adicione o vinagre, o azeite, o sal e a pimenta do reino à gosto;
Salpique com o orégano;
Retire o polvo da panela, espere esfriar e corte-o em pequenos pedaços;
Misture ao molho e sirva gelado com uma cerveja de boa qualidade.

10 comentários:

  1. Oi Joao! Gostei do nome do seu blogue faz-me lembrar picanha! E esta receita com vinagre humm deve ser deliciosa! Eu gosto muito de vinagre e polvo!
    =)

    ResponderExcluir
  2. ah..João..eu amo muito tudo isso!!!com uma cervejinha..é para esquecer do mundo de tão bom..a foto tá uma tentação..bjus

    ResponderExcluir
  3. Adoro polvo, assim nunca provei.. Vou registar..
    beijo

    ResponderExcluir
  4. Adoro polvo, vinagre nem por isso... mas este vinagrete está de se lhe tirar o chapéu!
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  5. que delicia!!!! eu adoro!! nao me importava nada de comer isso tudo agora sozinha :) beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Oi, João Mario!
    Você está de parabéns! Amei os seus blogs. Já os estou seguindo.
    Bjks
    Lu

    ResponderExcluir
  7. João, acho que nunca comi polvo em minha vida, pelo menos não assim, talvez em uma dessas caldeiradas, quem sabe ?? Pela foto parece divino e o complemento da cervejinha gelada então... já vi que ia adorar esse prato.
    Onde é mesmo seu restaurante ?? rs
    beijo

    ResponderExcluir
  8. Olá Mário, que bom encontrá-lo no meu blog!
    Seu blog é uma delícia, aquela costela de porco no barbecue, hummmm que é aquilo? deu água na boca! Ah horas procurava uma receita como essa, vou experimentá-la!
    Já estou seguindo-te!

    Sucesso pra você!

    Bjs da Cris

    ResponderExcluir
  9. Lilla, ainda não possuo restaurante, mas confesso que é um sonho. Quem sabe em um ano ou dois...?
    Vai se chamar " Picadinho de Bacana " e não poderia ser diferente...
    Um abraço

    ResponderExcluir
  10. Adoro polvo, sobretudo em salada, bem avinagrado e com muita cebolinha e ervinha picada! Que manjar o seu!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo, obrigado pela visita e... volte sempre!