segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Homenagem ao Fluminense F.C.




Quando tinha 14 anos de idade fui, puxado pela mão de meu pai, ao Maracanã assistir à decisão do campeonato brasileiro de 1984. Foi a única vez que vi meu time levantar um caneco nacional, até ontem. Tanta espera depois, tamanha angústia, 26 anos passados e novamente o Fluminense repete o feito. Desta vez meus filhos, de 9 e 11 anos não precisaram esperar tanto. Minhas sobrinhas ententeram um pouco mais do que é a paixão por este tradicional clube do bairro das Laranjeiras no Rio de Janeiro, que nos conquista a cada dia, a cada jogo, a cada derrota sofrida e vitória emocionante.
Parabéns ao Flu, muitos anos mais de glórias para o clube e alegria para essa imensa torcida grená, verde e branca. A torcida mais bonita do Brasil.

Algumas frases de tricolores famosos:


"A Grande Guerra seria apenas a paisagem, apenas o fundo das nossas botinadas. Enquanto morria um mundo e começava outro, eu só via o Fluminense".

- Nelson Rodrigues

"O Fluminense foi a minha vida. Lá eu joguei por toda a minha carreira. Na época, eu jogava com amor".

- Telê Santana

"Fluminense pra mim é a minha paixão, é a minha vida. Fluminense pra mim é segunda família. Enquanto joguei pelo tricolor, cheguei a seleção brasileira numa idade avançada e consegui ser tricampeão carioca e campeão brasileiro. Eu agradeço a Deus por ter jogado no Fluminense."

- Assis

"Aonde eu vou digo que a torcida do Fluminense é a melhor do mundo".

- Romerito

"Eu nem sabia falar direito e o Fluminense já estava dentro de mim, do meu corpo, do meu coração. O Fluminense é a minha vida, uma paixão muito difícil de explicar".

- João Coelho Neto, o Preguinho

"Aceito esse desafio pelo Fluminense. Sua grandeza, seu real propósito de se reorganizar, de comprovar que não há qualquer mácula na história em chegar a essa condição desde que haja espírito para lutar e melhorar. Não faria isso por mais clube algum"

- Parreira, ao aceitar ser técnico do Flu na terceira divisão

"Pode-se identificar um Tricolor entre milhares, entre milhões. Ele se destingue dos demais por uma irradiação específica e deslumbradora."

- Nelson Rodrigues

"Eu ficava por conta da vida quando perdia jogo. Não brincava, não saia, não tinha nada que me fizesse alegria. O Fluminense era a minha paixão".

- Telê Santana

"Ao dar a volta olímpica, pensei em todos torcedores tricolores e senti uma emoção cuja intensidade tão grande só pode ser compreendida por quem tem o Fluminense no coração".

- Paulo Victor, sobre a conquista do brasileiro de 84

"Se quereis saber o futuro do Fluminense, olhai para o seu passado. A história tricolor traduz a predestinação para a glória".

- Nélson Rodrigues

"O Fluminense não nasceu para ser unanimidade nem massa de manobra do interesse demagógico das elites opressoras. O Fluminense nasceu para atravessar a harmonia do bloco dos contentes. Nasceu para incomodar o senso comum. Essa é a nossa sina".

- A.D

"O Fluminense independe de conquistas, o Fluminense está entre o ser e o devir, o Fluminense é o ser. É Fluminense e basta".

- Sidney Garambone, jornalista

"Nas situações de rotina, um `pó-de-arroz' pode ficar em casa abanando-se com a Revista do Rádio. Mas quando o Fluminense precisa de número, acontece o suave milagre: os tricolores vivos, doentes e mortos aparecem. Os vivos saem de suas casas, os doentes de suas camas e os mortos de suas tumbas."

- Nelson Rodrigues

"Eu vos digo que o melhor time é o Fluminense. E podem me dizer que os fatos provam o contrário, que eu vos respondo: pior para os fatos"

- Nelson Rodrigues

"Uma torcida não vale a pena pela sua expressão numérica. Ela vive e influi no destino das batalhas pela força do sentimento. E a torcida tricolor leva um imperecível estandarte de paixão."

- Nelson Rodrigues

"A mais perfeita organização desportiva de todo o mundo"

- Jules Rimet, então presidente da FIFA, sobre o Fluminense

"Ser tricolor não é uma questão de gosto ou opção, mas um acontecimento de fundo metafísico, um arranjo cósmico ao qual não se pode - e nem se deseja - fugir."

- Nelson Rodrigues

"Se o Fluminense jogasse no céu, eu morreria para vê-lo jogar"

- Nelson Rodrigues

"'Você é químico?' Não, sou Fluminense, respondi de pronto ao ser abordado por um vizinho que me viu brincando com alguns líquidos de diversas cores. Eu tinha apenas três anos de idade, mas com uma convicção clubística anterior ao meu nascimento, e, quem sabe, anterior ao útero materno".

- Nelson Rodrigues Filho

"Para ser um gigante, não fazem falta títulos mirabolantes, equipes inesquecíveis ou milhões de fanáticos torcedores. O Fluminense tem tudo isso, como de resto quase todos os grandes clubes mundo afora. Não é isso que torna o Tricolor diferente dos demais. Para ser um gigante é preciso mostrar valor diante do inimigo invencível e face ao mais profundo dos abismos. Por duas vezes, ao longo de seu primeiro centenário, o Fluminense esteve à beira da aniquilação – e sobreviveu. Foi com tal fidalguia que o clube das três cores que traduzem tradição se tornou uma lenda. Um clube que, quando menor pareceu, aí mesmo foi que provou ser um gigante".

- Marcos Caetano

“Do lado esquerdo do peito, um pouco abaixo do radinho de pilha, o escudo protege o coração tricolor. E o escudo sorri. Não quero explicar esse sorriso. Não venham me falar de letras e ilusões infantis. Do alto da minha paixão, vivo eternos 11 anos de idade e o escudo me sorri sussurrante. O Fluminense é a minha terra do nunca. Sempre.”

- Pedro Bial

"O Fluminense independe de conquistas, o Fluminense está entre o ser e o devir, o Fluminense é o ser. É Fluminense e basta”.

- Sidney Garambone, jornalista

"Sou tricolor, sempre fui tricolor. Eu diria que já era Fluminense em vidas passadas, muito antes da presente encarnação."

- Nelson Rodrigues

"O FLUMINENSE nasceu com a vocação da eternidade...tudo pode passar...só o TRICOLOR não passará jamais."

- Nelson Rodrigues

“Eu tenho o maior orgulho de dizer que sou tricolor. Sou como o saudoso Mário Lago, tricolor e comunista, e faço questão de mostrar isso. Aliás, o mundo do samba é cheio de tricolores. Paulo da Portela e Cartola eram tricolores de faltar ao samba para ver o Flu. E, graças a Deus, posso dizer que sou um homem feliz. Meu pai, flamenguista, me levou pela primeira vez a um Fla-Flu, em 1938, nas Laranjeiras. Metemos três ou quatro neles (foi 3 a 0) e de lá pra cá só comemoro. Cansei de ver Castilho jogar, a Máquina e a turma do Casal 20 então, nem se fala. Era ir para o Maraca com a certeza da vitória. Eu até hoje me emociono quando vejo o Fluminense joga”

- Noca da Portela

"Quero comandar o time do Fluminense pelo menos uma vez, para poder voltar a sentir aquele arrepio e aquela emoção que tomavam conta de mim cada vez que pisava no gramado e via aquele mar tricolor na arquibancada a me transmitir força e segurança. Graças à torcida, nunca entrei desmotivado. Ter sido escolhido para a seleção de todos os tempos do Flu é para mim um novo campeonato, uma honra enorme, estou até arrepiado... Evoluí e morrerrei Tricolor. Com muito orgulho."

- Ricardo Gomes, que acabou realizando o seu sonho.

“Sempre me defini como uma torcedora light. Mas o Fluminense foi, para mim, uma questão de simpatia. Acho que este tipo de coisa não se explica. Veio na juventude e ficou. O Fluminense tem alguns traços característicos: a sede bonita e sofisticada, a freqüência elitizada, o charme. Mas quando o time entra em campo, é a hora da garra, da força. Freqüentei jogos nas Laranjeiras entre os 15 e 18 anos. Os traços do clube combinam com o perfil do torcedor. O botafoguense é o intelectual sofrido. Já o torcedor do Fluminense tem a marca do fair play e da perseverança. Os rebaixamentos foram uma humilhação na alma tricolor. Mas o torcedor tricolor soube esperar sua hora. Agora voltamos a vencer. As vitórias me alegram.”

- Fernanda Montenegro

"Sou Ator, sou Carioca e moro nessa Cidade. Vou agora tentar, com poucas palavras demonstrar aquilo que eu sinto, por esse clube do meu coração. E aqui vai :Fui criança, fui menino, e agora sou adulto do Rio. Dessa maravilhosa cidade, onde um poderoso Cristo ilumina uma tal de Laranjeiras. Laranjeiras, onde existe há mais de um século um clube vencedor, vestido de verde, branco e grená. Com visto permanente nessa cidade, ajoelho aos pés da nação Tricolor, que vivo, aqui viverei e aqui vou morrer, levando comigo o orgulho do meu ser, ser Tricolor de coração!”

- André Di Biasi

"O Fluminense vive de títulos, não de ídolos. Vive de conquistas, não de glórias – a diferença é sutil. É um time que coleciona taças – venham elas de modo espetacular ou feio; estranho ou casual; no primeiro ou no último minuto; justo ou injusto. O que importa é o caneco – e ele costuma vir, seja com máquinas ou timinhos. Essa é a mística das três cores que traduzem tradição – essa amizade com a vitória – em suas variadas formas."

- Gustavo Poli

"O Fluminense somos nós

O nosso Fluminense, em sua essência, em sua história e tradição, não tem nada a ver com o que temos visto.

O Fluminense é sua torcida.

Foi ela quem segurou a barra nos anos negros.

Foi ela quem apoiou o clube nos piores momentos, lotando os estádios em divisões inferiores.

O nosso Fluminense não é este Fluminense de desmandos administrativos, de salários atrasados, de dívidas impagáveis.

O nosso Fluminense não é o paraíso dos empresários, das vendas absurdas de promissoras revelações e das incríveis compras de jogadores que não somam.

O nosso Fluminense não é o que apóia ações estranhas, ao lado de Eurico e do falecido Caixa D'Água.

Não fomos nós que abrimos champanhe para comemorar viradas de mesa.

Somos o Fluminense campeão.

Somos o Fluminense vencedor.

Somos Manfrini, somos Rivellino, somos Paulo César Lima, somos Romerito, somos Assis, somos Deley, somos Branco, somos Parreira.

Somos o Fluminense de Telê.

Somos o Fluminense de Castilho.

Somos a torcida que fez a mais bela homenagem a João Paulo II em pleno dia de Fla-Flu decisivo.

Estamos a postos para apoiar neste momento difícil, porque são o clube e sua história que estão em risco.

Não os que hoje o dirigem.

Estes vão passar e serão esquecidos.

O nosso Fluminense não tem nada a ver com eles.

Desmandos, atrasos, locupletação... O Fluminense não é nada disso.

O Fluminense somos nós."

- Sampa Flu

O Flamengo tem mais torcida, o Fluminense tem mais gente!

- Nelson Rodrigues

"Grandes são os outros, o Fluminense é enorme."

- Nelson Rodrigues

"Quinta à tarde o Brasil mais jovem entendeu o que é o Fluminense. E o Brasil mais velho lembrou quem era o Fluminense."

- Sidney Garambone, referindo-se às comemorações no dia seguinte ao titulo da Copa do Brasil.

"O FLUMINENSE SEMPRE ENCAROU TODAS AS GUERRAS VESTIDO DE BRANCO"

- Pedro Bial

4 comentários:

  1. Parabéns João pelo fluzão! Meu pai está todo bobo tb, rs... Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela conquista do seu time João, não sou chegada em futebol, mas ontem até assisti o jogo! rsrsrs...

    ResponderExcluir
  3. sou fluzao, e tenho tb um blog e tenho uma proposta vc vira membro do meu e eu viro menbro do seu pois so tenho dois menbros, acabei de criar a uns 2 ou 3 dias porfavor seja meu membro, palmastricolor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. "Mas o que é um time? e o que o torna potencialmente um "Um instrumento valioso de liderança? Um time é um grupo de pessoas que fazem um trabalho coletivo e estão mutuamente comprometidas com um propósito comum e alvos desafiadores relacionados a esse propósito. As características chave são trabalho coletivo e compromisso mútuo, que vão além da mera cooperação e coordenação. Trabalhos coletivos produzem conquistas mais inovadoras e produtivas que excedem o simples esforço individual. É a velha máxima de que o todo é maior que a soma das partes".

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo, obrigado pela visita e... volte sempre!