segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Paca Assada







Antes de apresentar esta receita dessa saborosa carne exótica, é necessário esclarecer que a caça de animais silvestres é proibida no Brasil e que há fornecedores autorizados, que criam esses animais em cativeiro. Esse é o caso dessa paca que preparei para uns amigos nesse domingo. É uma carne extremamente saborosa e suculenta, diferentemente do tatu, já apresentado neste blog, ou do cordeiro, que têm gosto peculiar e forte.

Ingredientes:

1 paca de 5 Kg;
1 ramo de alecrim;
1 ramo de hortelã;
1 ramo de salsa;
2 talos de salsão (aipo);
20 dentes de alho;
10 pimentas de cheiro;
7 grãos de pimenta da jamaica;
7 grãos de pimenta do reino;
1 garrafa de vinho branco seco;
1 colher de sobremesa de sal marinho;
1 colher de sopa de colorífico;
50 ml de azeite de oliva.

Modo de Preparar:

A paca deve apresentar-se limpa e eviscerada, sem cabela e patas, aberta longitudinalmente do pescoço até o ventre;
Coloque todos os ingredientes num liquidificador e bata bem;
Despeje a marinada sobre a paca aberta;
Deixe marinando por 12 horas;
Embale em plástico próprio para assados;
Asse por 2 horas;
Retire o plástico e deixe dourar por mais 1 hora, sempre regando com a marinada;
Serva com uma bela farofa ou um feijão tropeiro.

34 comentários:

  1. Você me fez lembrar meu pai, ele caçava, limpava, temperava, e assava uma paca que ficava deliciosa, bons tempos.
    Deve ter ficado deliciosa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Caramba, paca assada nunca tinha visto, me pareceu bem gostosa. E a Leitoa então, nem se fala, cheguei a salivar. Estou retribuindo a visita feita no meu blog, estou retornando, depois de algum tempo afastada. Gostei de tudo.

    ResponderExcluir
  3. Olá João.
    Antes de tecer qualquer comentário sobre sua "paca", tive que ver na internet, como seria uma paca, pois não me lembro de ter visto nenhuma antes, só ouvido falar..
    mas, sei não, heim... apesar da foto estar linda e tudo parecer muito suculento,não tenho muita certeza se experimentaria...rs
    De qualquer forma, parabéns, ser eclético na cozinha é tudo de bom.
    Segredinho.. acho que se eu não tivesse visto a foto, eu encarava. :)
    beijos da Lilla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaiz, se vc comer nunca mais deixa passar um prato dessa kkkkk, troco picanha por uma paca assada!

      Excluir
  4. UAU! SÓ EM LER O TEMPERO ME DEU ÁGUA NA BOCA.VOU FAZER UMA PACA PELA PRIMEIRA VEZ PARA UM ALMOÇO NO TRABALHO DO MEU MARIDO. O CHEFE DELE GANHO E RESOLVEU FAZER ESSE ALMOÇO.TB AMO A CULINÁRIA, FAÇO MARMITAS, TRUFAS, CUPCOKES, TORTAS, EMFIM GOSTO DE APRENDER DE TUDO. AMEI SUA RECEITA E SEI QUE VAI FICAR DELICIOSA. COMO QUEREM ALMOÇO COMPLETO VOU SERVIR COM FEIJÃO TROPEIRO, ARROZ BRANCO E MIX DE FOLHAS. PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  5. olá João
    uma conhecida trouxe para mim um pedaço de paca lá da roça, como ela fala. Vou fazer pela primeira vez. Ela me disse que tem que aferventar por duas vezes antes de temperar e levar ao fogo. è realmente necessário?

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jane, não é necessarioo ferventar nem uma vez. Uma dica: lave-á na agua com limão. Para tempero, apenas sal e alho,se quizer acrecente pimenta. mas não e necessario.Com certeza é a mehor carne animal para se comer.Além de saborosa,muito saudavel. Lembra leitoa assada, porem sua gordurinha não é indigesta como a da leitoa.Espero ter ajudado.Bom apetite.

      Excluir
  6. Esotu com pernil de paca para fazer, nao é paca de cativeiro, será se fizer assada não vai ficar dura?
    Aguardo o retorno

    ResponderExcluir
  7. A paca é a melhor carne que existe de animal silvestre , no entanto quero frisar que sua caça ñ é permitida em nosso Pais, somente de criadouros autorizados pelo Ibama.
    Como nosso amigo Antonio disse ñ é necessário ferventar nenhuma vez somente com alho e sal, pois quando se coloca muito tempero vai mascarar o sabor peculiar que somente ela tem.

    ResponderExcluir
  8. Ja usei cury, ao inves das outras ervas e usei papel aluminio na panela de pressao, dai so assar pra dourar a parte de fora. Ficou bom e deu mais gosto de bixo exotico. (rs) Tesouras / Mozarlandia

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. eu tenho vontade de experimentar mas é muito caro a carne.

    ResponderExcluir
  11. Devo assar com a barriga para baixo?? Posso tirar a cabeça para assar?

    ResponderExcluir
  12. Eu queria saber o custo da receita, é pra uma pesquisa do curso

    ResponderExcluir
  13. Estou escrevendo um livro muito divertido, no qual a culinária das carnes exóticas será bem abordada, especialmente as pacas, as cotias, marrecas, patos etc. Deverei publicá-lo em 2020.

    ResponderExcluir
  14. A carne é perfeita uma das caças preferidas minhas

    ResponderExcluir
  15. Eu vou fazer pois meu sobrinho mora na roça e pegaram uma paca eu sou o master chefe da familia e estou vendo como é que faz ela assada, obrigado pelas dicas

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo, obrigado pela visita e... volte sempre!