terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Pimentões Recheados











 


 

 

Meu pai gostava de legumes recheados. Lembro-me das abobrinhas que ele preparava, com um recheio fantástico. O mesmo fazia com berinjelas. Aprendemos a gostar, desde crianças, eu e meus irmãos. Outro dia preparei as boas e velhas berinjelas, com um nome turco meio metido, mas basicamente as mesmas berinjelas que meu saudoso pai preparava.
Hoje resolvi postar uma receita de pimentões recheados, que também preparei inspirado nessa história toda. Normalmente recheia-se o pimentão pelo tampo, utilizando-se a parte mais larga como base. O mesmo pratica-se com tomates, alcachofras. Mas resolvi contrariar e promover uma abertura longitudinal, cobrindo-a depois de recheado com tomates assados e orégano.

Ingredientes:

3 pimentões amarelos (podiam ser vermelhos ou verdes);
5 colheres de sopa de azeite;
2 ovos;
4 dentes de alho;
1 cebola ralada;
300 g de carne de vitelo moída (acém, músculo);
2 tomates italianos;
9 azeitonas pretas descaroçadas e picadas;
1/2 maço de salsinha picada;
sal e pimenta do reino à gosto;
1 colher de sopa de orégano seco.

Modo de Preparar

Abra os pimentões fazendo um corte tipo "canoa" longitudinalmente;
De todos eles retire as sementes e as partes brancas;
Leve em água fervente até que comecem a amaciar (2 minutos);
Reserve.

Em uma panela à parte, refogue em azeite o alho amassado e a cebola;
Adicione a carne e mexa com um garfo para não criar pelotas;
tempere de sal e pimenta do reino à gosto;
adicione a salsinha, as azeitonas e os ovos cozidos picados;
Acrescente 1/2 colher de sopa de orégano.

Desligue o fogo, deixe o recheio esfriar e recheie os pimentões;
Fatie os tomates e tampe a abertura com eles;
Salpique com o orégano restante;
Leve ao forno médio por 20 minutos e sirva de imediato.

12 comentários:

  1. Delícia de receita, os pimentões ficaram lindos!

    ResponderExcluir
  2. Taí algo que nunca foi hábito na minha casa. Talvez por isso, a única vez que preparei, não chegou a me encantar. Nada que não possa ser revertido... A 2a. chance pode ser o início de uma boa opção.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. que aspecto maravilhoso!! bem recheados a meu gosto!!!! adorei tudo desde ao aspecto à apresentação!! beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi João, eu adoro os pimentões amarelos!!
    São os meus preferidos!! Apesar de não gostar muito de carne moída, tenho certeza que essa combinação de sabores deve ter ficado perfeita. A aparência do prato está linda e imagino que o sabor deveria estar fantástico.
    Bom comer (fazer) uma comidinha pensando naqueles que foram tão caros na nossa vida, né ??
    Um beijão
    Lilla

    ResponderExcluir
  5. Olá! Vim finalmente retribuir a visita e gostei muito do Blog. Voltarei mais vezes!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. adoro legumes recheados, apenas tenho dificuldades com os tomate que são miudos gosto de fazer os legumes maiores, este seu ficou lindo. adorei!

    ResponderExcluir
  7. Adorei a idéia João, já tinha feito com pimentão verde, mas vou tentar com o amarelo e o vermelho para ver no que dá. Bjos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Também sou fã de legumes recheados e gratinados no forno. O meu favorito é a beringela mas o pimentão é paixão de longa data. Ficou bem bonito e deve ser bem saboroso :)

    ResponderExcluir
  9. Além de coloridos ficaram super apetitosos :)
    Excelente "trabalho"!
    Beijinhos*

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo, obrigado pela visita e... volte sempre!