sábado, 30 de janeiro de 2010

Doce de Melão com Gengibre e Limão



 


 



Não sou apreciador de doces, por isso não os faço (egoísta!). Porém uma coisa que me perturba mais do que não gostar de doces é ver algo estragando na geladeira (pão duro?), e era exatamente isso que estava acontecendo com um belo melão que fora comprado para a ceia de ano-novo. Acabou ali, triste, esquecido, num canto frio e úmido da geladeira. Resolvi pôr um ponto final na tristeza de meu amigo e torná-lo, senão útil, ao menos longevo.
Na vida nada se cria, nada se perde, tudo se transforma (não fui eu quem disse isso).


Ingredientes:

1 melão;
1 limão;
raspas de casca de 1 limão;
500 g de açúcar;
100 ml de água;
50 g de gengibre ralado ou em pedaços pequenos;
10 cravos-da-índia.

Modo de Fazer:

Descasque o melão, retire as sementes e corte em cubos médios;
Leve a uma vasilha e cubra-o com 500 g de açúcar, suco de 1 limão e as raspas, por 30 minutos;
Acrescente o gengibre e os cravos;
Passe a uma panela, acrescente a água e deixe cozinhar até tornar-se transparente e macio (1 hora);
Deixe reduzir até formar uma calda espessa;
Deixe esfriar e prepare compotas.


12 comentários:

  1. Atá Lavoisier aplauderia este doce se estivesse vivo! Eu adorei essa mistura de especiarias com esse melão!
    beijinho.

    ResponderExcluir
  2. Me ha gustado mucho tu blog. Gracias a que has dejado un comentario en el mío he descubierto esta maravilla.
    Me lo apunto para seguirlo.
    Besos desde España

    ResponderExcluir
  3. Hola colega a través del blogs de Morenisa,que es una excelente cocinera y pastelera,encontré este blog y me a gustado mucho,y ese dulce de melón esta para chuparse los dedos,

    Saludos
    Antuán

    ResponderExcluir
  4. Gostei mutissmo de que deliciousa blogue....tudo linda e deliciousa......

    ResponderExcluir
  5. Bueno, bueno!!

    Gracias por compartir esta delicia de receta.
    Un saludo.

    ResponderExcluir
  6. Mas que delícia de combinação!
    Eu costumo fazer um doce de pera e gengibre que fica uma delícia e aposto que com o melão deve resultar tb muito bem.
    :)

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  7. 1ª visita a este blog! Gostei do que vi... vou voltar mais vezes! o doce está com um óptimo aspecto!!!
    Babette, do blog "A Festa de Babette"

    ResponderExcluir
  8. deve ter ficado maravilhoso!!!que receita otima..bjus

    ResponderExcluir
  9. Voltei!

    Doce de melão... deve ser bom assim!

    Já vi que me visitou também. Obrigada!

    Beijin.

    ResponderExcluir
  10. Muito legal seu blog, estamos seguindo!!!
    Agora tem que por um receita de geleia com Quatro Minutos aí!
    Araços,
    ArRiVer

    ResponderExcluir
  11. Deve ficar delicioso. Gostei do aspeto, e vou experimentar. Só estou capaz de substituir os cravinhos da Índia por 2 paus de canela. Parece-me que vai ser complicado no final procurar os 10 cravos...algum vai escapar, e depois o sabor dele na boca não vai ser agradável. De qualquer forma, obrigada pela partilha.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo, obrigado pela visita e... volte sempre!