quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Farofa Fofa de Ovos




Muitas pessoas tem dificuldade em fazer uma farofa fofa e soltinha e quando vão à minha casa, ficam perguntando o segredo. Porém não há mistério. As farofas em geral podem ser feitas com gordura de porco, óleo de soja e manteiga ou margarina. Quando uso torresmo, faço com a propria gordura solta do toucinho. Uso óleo de soja para farofas com bacon, linguiça e em geral para aquelas que preciso que rendam mais.
Já quando utilizo ovos na farofa, sempre uso manteiga ou margarina, com uma pitada de azeite, que faz com que a manteiga não queime.

Ingredientes (para 6 pessoas)

4 colheres de sopa de manteiga ou margarina;
1/2 colher de sopa de azeite de oliva;
1 colher de sopa de bacon defumado picado;
1 cebola grande picadinha;
4 ovos;
200 g de farinha de mandioca crua;
1/2 maço de salsinha picada;
1 colher de cafezinho rasa de sal.

Modo de preparar:

Frite a cebola e o bacon na manteiga com o sal, apenas para amolecer;
Acrescente os ovos e mexe bem até que sequem;
Adicione o sal;
Junte a farinha e mexa bem com um garfo, para que não empelote;
Junte a salsinha e sirva logo.



7 comentários:

  1. Oi João Mário,
    òTima receita.É um prato simples , mas que tem seu macete.
    Lylia

    ResponderExcluir
  2. Minha mãe faz uma farofa fenomenal tb. Muito boa

    ResponderExcluir
  3. Ótima farofa, gostei muito, deliciosa!!
    Bom final de semana!
    Ana Claudia

    ResponderExcluir
  4. Oi João..
    Adorei sua farofa !!!!
    Se é uma coisa que prezo muito, é uma boa farofa... :)
    Aqui em minha cidade tem um restaurante que faz uma farofa com ovo, que é um primor, mas estou vendo a sua e estou achando que não deixa a desejar não.
    Receita anotada.
    Um abraço da lilla

    ResponderExcluir
  5. Oi João, acabei de conhecer seu blog e ja me daparo com essa farofa de ovos que me remeteu à minha infância.Minha mãe fazie sempre essa farofa.Nunca mais tinha visto.log e voltarei mais vezes.Adorei seu blog.Tudo de bom.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde João e parabéns pela vitória de Fluzão!
    Menino uma farofinha deliciosa como essa é muito bem vinda. Soltinha como vc mencionou e bem úmida...hummm!!!
    Abraço. Re

    ResponderExcluir
  7. Tudo aqui é bom, mas farofa de ovo é tudo de bom a qualquer hora, até no café a manhã...rss Bjss

    Paula

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo, obrigado pela visita e... volte sempre!