sexta-feira, 12 de junho de 2009

Aprenda a não errar na hora de comprar peixe.

Muita gente evita comer peixe ou seus derivados, por medo, desconhecimento ou puro preconceito. É certo que há aqueles a quem o paladar realmente não agrada, nesse caso, meus respeitos.
Porém não se deve deixar de apreciar um alimento tão saudável por desinformação. Os pescados em geral, devem ser consumidos frescos ou podem ser congelados uma única vez, mantendo ainda seus nutrientes e seu sabor.
Seguem aqui algumas dicas importantes para quem não quer errar na hora de fazer a quela bela peixada:
Quando for comprar o peixe, o consumidor deve observar que o produto deve apresentar as seguintes características: olhos brilhantes; guelras avermelhadas; odor agradável; carne rígida (aperte o peixe com o dedo indicador, caso a carne não retorne ao volume normal, este produto não está próprio para o consumo; e escamas escuras (passe o dedo, do rabo para a cabeça. Se as escamas soltarem com facilidade, não compre este peixe).
Evite comprar peixe:
Em locais sem higiene adequada para a comercialização de alimentos (bancas de madeira, vias públicas) e sem a fiscalização da vigilância sanitária).
Observe se o comerciante do pescado segue as seguintes normas:
Vestimenta adequada (bata, gorro, luvas,etc.)Higiene pessoal (cabelos cortados, barba feita, unhas cortadas, se lava as mãos com freqüência, principalmente após o manuseio de dinheiro).Mantém seus utensílios sempre limpos (facas, serras, mesas, etc.)Comercializa sua mercadoria sem algazarra, respeitando os consumidores.
Outras dicas importantes:
Verifique se a balança apresenta selo do Inmetro.Solicite a repesagem do produto, nas balanças oficiais, antes que seja procedida a limpeza do pescado.Somente compre pescado nos locais em que houver placas indicativas do preço do produto.Quanto desejar comprar filé de peixe, a filetagem deve ser feita na sua presença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo, obrigado pela visita e... volte sempre!