sexta-feira, 5 de março de 2010

Guacamole









Dentre as cozinhas que mais aprecio no mundo está a mexicana. Seu paladar forte e de personalidade, suas misturas de temperos, a utilização das carnes e molhos extremamente picantes, sua raiz histórica na cultura asteca, tuto isso me faz ser apreciador desses sabores inigualáveis.
Porém, para ser sincero, não acreditei que um preparo feito com abacates me seria atrativo, memo porque dispenso a mistura de frutas e salgados.
Mas, como dizia meu pai, "caí do cavalo", pois em se tratando de fruta, o abacate perece não ter nada. Seu sabor nem doce nem salgado o diferencia de outras frutas. Sua cremosidade e facilidade de obtenção de uma massa homogênea o tornam o veículo perfeito para cremes, pastas e outros preparos, como este que provei e aprovei a Guacamole.

Ingredientes:

1 abacate;
1/2 cebola picada em cubos bem finos;
3 dentes de alho esmagados;
1/2 maço de coentro picadíssimo;
suco de 1 limão;
1 pimenta malagueta;
2 tomates sem pele e sem sementes cortados em cubos;
sal e azeite de oliva à gosto.

Modo de fazer:

Abra o abacate, retire a polpa e dispense o caroço, amasse com um garfo, juntando todos os demais ingredientes. Retire as sementes da pimenta e pique-a, misturando à massa. Sirva gelado, com tortillas.Na falta, Doritos cai bem.

 

10 comentários:

  1. tambem nao aprecio abacate mas realmente guacamole deve ser optimo!!! nunca comi nem fiz mas tenho imensa curiosidade pois gosto de experimentar diferentes sabores!! beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá João, amo guacamole, de vez em qdo faço e já postei tb no meu blog, eita coisa boa né? com uma cervejinha gelada para acompanhar, que maravilha! fiquei aguando com essa foto sua. Vc deve estar feliz que seu fluzão ganhou ontem né? sei pq meu pai tb é tricolor. Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. gozado..eu não sou fã de abacate..mas..guacamole..é tudo de bom!!!sou fã da cozinha mexicana..e..só assim para comer abacate!!!tudo de bom guacamole..

    ResponderExcluir
  4. Eu sou muito fã de abacate e como só conhecia na versão amassa e põe açucar... nossa eu adoro!! Tem pouco tempo fizemos uma festa mexicana para meu filho, meu marido fez Guacamole, bem parecido com sua receita e nem preciso dizer que foi sucesso total. Tenho certeza que como o seu.
    beijos
    Lilla

    ResponderExcluir
  5. Só tive coragem de provar guacamole esses dias, num restaurante, adorei e estava procurando a receita, em breve farei...

    ResponderExcluir
  6. Eu também pensava assim, mas depois que experimentei pela primeira vez, foi paixão à primeira vista!!!
    Adorei a apresentação na própria casca do abacate, show!!!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  7. faz ele sem alho,e sem azeite de oliva e coloca jalapeno fresco no lugar da malagueta,tenta fazer ele com abacate avocado e medio dificil de achar,mais fica mais cremoso,voce vai var a diferecia,e fiquei muito feliz que voce apricia muito a comida mexicana. viva mexico cabronessssss.

    ResponderExcluir
  8. Nunca comi guacamole, visto que adoro abacate, penso que irei apreciar!
    Léia

    ResponderExcluir
  9. As coisas aqui são chics...guacamole na casca do abacate...gostei da apresentação...posso copiar? faço sempre, adoro!

    ResponderExcluir
  10. Gostei imenso da sugestão!! Que belo petisco!!

    Bjs

    Amelie

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo, obrigado pela visita e... volte sempre!